Champions League 2018/2019 Final Preview

Champions League 2018/2019 Final Preview

Champions League 2018/2019 Final Preview
Escrito por Bianca Paiva 16 May 2019

Em uma das temporadas mais emocionantes e surpreendentes da história da Champions League, dois times ingleses, Tottenham e Liverpool, se enfrentam na grande final.

Depois de duas semifinais muito emocionantes, está definida a grande final da Champions League desse ano. Pela primeira vez desde 2008 (quando o Manchester United se sagrou campeão em cima do Chelsea), o campeonato será decidido entre dois times ingleses. Liverpool e Tottenham Hotspur duelarão, em partida única a ser realizada no dia 01 de junho em Madrid na Espanha, para saber quem é o melhor time do continente europeu.

Ambos os times tiveram trajetórias difíceis e ultrapassaram grandes obstáculos para estar nessa final. O Liverpool quase nem passa da fase de grupos do torneio, já que terminou essa primeira fase em segundo lugar em seu grupo, empatado em número de pontos com os italianos do Napoli. O time inglês apenas conseguiu a classificação por ter mais gols marcados (9 contra 7) do que o time italiano. O Tottenham, igualmente, teve muitas dificuldades para passar da fase de grupos, mas sua situação foi ainda mais dramática. O time londrino também terminou em segundo lugar em seugrupo empatado em número de pontos com um time italiano, a Internazionale de Milão, mas os Spurs se classificaram apenas por ter marcado um gol a mais fora de casa do que o time milanês.

Nas fases eliminatórias, o Tottenham derrubou dois gigantes: Borussia Dortmund, que durante a toda temporada vem disputando, cabeça-a-cabeça, o título do campeonato alemão com o Bayern de Munique, e o Manchester City, atual campeão inglês. O Liverpool também teve que vencer seus próprios obstáculos, que se materializaram na forma do poderoso Bayern de Munique, que está a uma partida de se sagrar campeão alemão e dos dragões do Porto, um dos times mais tradicionais de Portugal. Apesar disso tudo, o melhor ainda estava reservado para as semifinais. O Liverpool teve que enfrentar o Barcelona, há anos uma das melhores e mais admiradas equipes do mundo. Enquanto o Tottenham, teve que passar pelos holandeses do Ajax, em uma das melhores fases de sua história e com um dos elencos mais talentosos que a equipe já teve.

Na primeira partida das semifinais, o Liverpool havia sido goleado, fora de casa, por 3 a 0 e o Tottenham havia sido derrotado, também fora de casa, por 1 a 0. Especialistas já davam o Barcelona como finalista certo, afinal era impensável que os ingleses derrotariam o poderoso time catalão por mais de três gols de diferença. No caso do Tottenham, os experts ainda diziam que a classificação estava “aberta”, mas apontavam os holandeses (não apenas devido a vantagem no placar, mas também por causa de seu desempenho em campo) como favoritos a chegar à final. Esse favoritismo pareceu se confirmar ainda mais quando, ainda no primeiro tempo da segunda partida, entre Ajax e Tottenham, o time holandês abriu 2 a 0 no placar. Nesse momento, parecia que o Ajax estava na final pela primeira vez em 23 anos. No entanto, o futebol sempre guarda muitas surpresas e ninguém poderia prever que o meio-campista brasileiro Lucas Moura marcaria três gols (um deles aos 96 minutos de jogo), viraria o placar da partida e colocaria os Spurs na grande final. Esse, no entanto, não foi o primeiro “milagre” ocorrido nessas semifinais. No dia anterior, o Liverpool havia surpreendido o Barcelona e, em casa no estádio Anfield, havia aplicado uma goleada de 4 a 0 no poderoso time de Messi, Suaréz e companhia. O holandês Wijnaldum e o belga Origi, ambos com dois gols marcados, haviam imposto um dos maiores reveses sofridos pelo talentoso time espanhol.

Para a grande final, a ser disputada em partida única, a maioria dos especialistas apontam o time de Liverpool como favorito. Já que a equipe dirigida por Jürgen Klopp disputou o título do campeonato inglês ponto a ponto até a última rodada, terminando a competição em segundo lugar apenas um ponto atrás dos campeões e 16 pontos à frente do Tottenham Hotspur que terminou o campeonato apenas na quarta colocação. O site de apostas Bet365 também aponta o Liverpool como favorito. As odds são as seguintes: Liverpool (1.95), Tottenham (3.80) e empate (3.50). No entanto, se tem uma coisa que essa temporada das Champions League ensinou é que nem sempre os favoritos levam a vitória para casa. Ambas as equipes têm elencos com muitos talentos individuais, com jogadores que podem fazer muita diferença em jogadas individuais, como Mané, Salah e Firmino pelo lado do Liverpool e Lucas Moura, Eriksen e Kane pelo lado doTottenham. Portanto, nesse caso específico, pode ser que valha a pena arriscar em resultados inesperados.

*As cotas estão corretas no momento da publicação do artigo.